samedi 28 août 2010

Alimentação e emagrecimento

Gente, desde que comecei o Blog, e também lendo blogs de emagrecimento como o das queridas Lu http://fechandoabocadevez.blogspot.com/ e Zá http://zalight.blogspot.com/, decidi controlar um pouquinho o que estava comendo. E consegui emagrecer 1,1 kg (olha a barrinha atualizada la em cima)!! :))))

Não que eu precisasse emagrecer horrores nem quisesse ficar sequinha, mas eu sempre mantive meu peso entre 57 e 58 quilos (sou baixinha, tenho 1,58 de altura). Pra minha surpresa, depois de algum tempo sem pesar e bastante relaxada em relação a este assunto, resolvi me pesar e a cruel balança marcou mais que 62kg... As roupas ja não estavam servindo nem caindo bem como antes, eu estava me sentindo mal com meu proprio corpo, e isso é péssimo, neam?

Ai resolvi controlar. Não fiz dieta. Nao cortei nada da alimentação. Apenas diminui as quantidades do que como, e tentei fazer escolhas mais saudaveis. Por exemplo, se no dia anterior comi sorvete de manga de sobremesa, no dia seguinte vou no melão. Se ontem comi pizza no jantar, hoje pego leve e como apenas um bifinho e salada (que na quarta-feira foram preparados pelo maridão e estavam deliciosos e light!!)

Tambem uma coisa que fez a diferença: comer menos, em menor quantidade, porçoes menores, prato menos cheio, parar de se estufar igual uma louca. Uma vez ouvi falar que os japoneses comem somente ate estarem 80% satisfeitos e isso traz, além de um corpo esguio, bem-estar e longevidade.

Fui pesquisar e isso chama-se "hara hachi bunme", ou "coma até você estar 80% satisfeito".  Achei um artigo interessante, no Terra. Aqui abaixo o artigo e mais abaixo o link, espero que gostem!!

Com base na alimentação as mulheres nipônicas se mantêm bonitas, jovens e saudáveis
Que a culinária japonesa é uma das mais saudáveis em todo o mundo, disso ninguém tem dúvida. Mas o dia-a-dia dos japoneses é bem diferente do que a gente encontra nos restaurantes de culinária oriental no Brasil, e conhecer os segredos milenares das japonesas pode ser um pote de ouro no fim do arco-íris para as mulheres brasileiras se manterem jovens, bonitas e saudáveis como as nipônicas.
Segundo a autora do livro “Mulheres japonesas não envelhecem e nem engordam”, Naomi Moriyama, a culinária japonesa tem mais de mil anos e está centrada em sete pilares: peixes, vegetais, arroz, soja, macarrão, chá e frutas. E o segredo, diz a autora, está na combinação e preparação desses alimentos. Naomi acredita que é importante combinar com diferentes elementos, mas sempre preservar a raiz dos alimentos.
Entretanto, a autora não restringe suas dicas a alimentação, e acredita que há diversas outras maneiras importantes de se manter saudável. Um passo importante, por exemplo, é a mastigação. Se o modo de ingerir os alimentos for compassado e devagar, como é na cultura japonesa, é possível saborear o alimento - e não apenas mastigá-lo e engoli-lo - e isso trará saciedade mais rápido.
A apresentação dos pratos também é muito importante. De acordo com a escritora, os pratos japoneses são montados com capricho e todos são servidos em tigelas separadas, para que seja possível perceber a beleza natural dos alimentos.
Moriyama credita também a longevidade e saúde das japonesas a um antigo conselho que as mães japonesas dão aos seus filhos: “hara hachi bunme”, ou seja, “coma até estar 80% satisfeito”.
Pelos cabelos e pele frequentemente bonitos e saudáveis, o envelhecimento desacelerado e o corpo em forma da maioria das japonesas, vale a pena seguir essas dicas.


Fonte: http://culinariajaponesa.terra.com.br/integra.php?canal=8&id_conteudo=13

Beijinhos light e um otimo final de semana!!!

3 commentaires:

  1. olá!!

    parabéns pelo peso novo!! e sem esforço, o que é ainda melhor!! isso significa que vc não será gorda nunquinha! rs

    adorei o post

    beijins

    RépondreSupprimer
  2. Olá Kaki! Obrigada pela parte que me toca nesse seu processo de manter a forma de maneira saudável. Eu conheço de perto casos de japonesas que não envelhecem e sei que realmente isso tem muito a ver com a alimentação. Tá certo que elas tb evitam sol, usam todos os tipos de cremes possíveis e de forma regular e controladíssima. Disciplina e bons hábitos, na verdade, é o que faz com que elas permaneçam mais tempo jovens.
    Bjs.

    RépondreSupprimer
  3. Up: Obrigadinha pelo carinho no meu post anterior, viu? Amigas virtuais atualmente valem tanto quanto as "presenciais".
    Bjs de novo.

    RépondreSupprimer